TRABALHOS TÉCNICOS

CURSO FORMAÇÃO INSTRUTOR TPM PLENO PELA JIPM – JAPÃO

Relatório resumo de participação no curso instrutor pleno TPM na JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance e visitas técnicas. Ter formação Instrutor Pleno TPM pela JIPM e conhecer a sua aplicação nas indústrias japonesas.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE UM SOFTWARE DE MANUTENÇÃO

Este trabalho busca estabelecer critérios para a decisão para a aquisição de um Sistema de Gerenciamento de Manutenção e de Serviços. Existem dezenas de software desenvolvidos para a área de manutenção. Existem softwares dedicados, especializados em manutenção e sistemas tipo ERP onde o módulo manutenção já está interado ao sistema completo.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA MANUTENÇÃO

Este trabalho descreve algumas técnicas e ferramentas utilizadas para o aumento da produtividade e diminuição das falhas dos equipamentos para construir uma “Manutenção Industrial” de excelência. Além das novas tecnologias, enfoca a importância do homem como o principal elo da organização voltada para a excelência.

EVOLUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE MANUTENÇÃO – UMA ANÁLISE CRÍTICA

Neste trabalho abordaremos a questão da estrutura da área de Manutenção Industrial, no contexto de trabalhos em Células de Produção, em Indústrias Químicas. Relataremos a experiência na Rhodia em relação a estruturas de Manutenção Industrial, desde o modelo descentralizado, o centralizado, e o matricial em Células de Produção, suas vantagens, desvantagens e quanto à aplicação do modelo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MANUTENÇÃO

Estas referências bilbiográficas foram base para a dissertação de mestrado do Eng. Sergio Kimimassa Nagao, “Manutenção Industrial – Análise, Diagnóstico e Propostas de Melhoria em Indústrias de Processo” na área de Engenharia de produção da Escola Politécnica da Universidade de S. Paulo.

PROCESSO DE PERFORMANCE DE EXCELÊNCIA E IMPACTO DA MUDANÇA E CULTURA

Utilizar as técnicas e os equipamentos mais modernos, para o aumento da produtividade não necessariamente implica em sucesso. As crenças e os valores dos indivíduos que compõem o grupo, é a força que impulsiona a organização para a excelência.

POLÍTICA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Este trabalho visa definir uma “Política de Manutenção Industrial” dando as diretrizes básicas para promover a manutenção das instalações industriais da Rhodia.

SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA

Neste trabalho abordaremos os conceitos básicos dos Sistemas de Manutenção, a evolução e as experiências acumuladas na Rhodia, as técnicas de preditiva utilizadas, a aplicação para otimização dos resultados e o quadro da situação atual na Rhodia S.A..

GERENCIAMENTO DE CONFIABILIDADE

A utilização das técnicas de Confiabilidade tem experimentado um crescimento muito grande nos últimos anos nos setores industriais, principalmente nas áreas de petróleo, petroquímica e química, devido aos riscos inerentes destas atividades que necessitam garantir um alto nível de segurança e ao aumento da competitividade mundial, que tem impulsionado as empresas para uma busca contínua de melhores resultados nos seus processos.

WORLD CLASS MAINTENANCE AND FACILITY MANAGEMENT

Conceitos World Class Maintenance e sua aplicação em Facility Management. WORLD CLASS MAINTENANCE Schönberger: World Class Manufacturing Lema Olimpíada: Citius, altius, fortius (mais rápido, mais alto e mais forte) Melhoramento contínuo, incremental e rápido.

WORLD CLASS MANUFACTURING

Mostrar avanços tecnologia lubrificação e resultados aplicação. CARACTERÍSTICAS BOM LUBRIFICANTE? Reduzir atrito interface metal/metal Evitar desgaste material Aumento vida útil equipamento / componente Long life: baixa oxidação, estabilidade térmica / química (aditivos) Manter película filme: viscosidade, aderência Resistência água Proteção e refrigeração superfície Meio ambiente: bio-degradável, toxidade, etc.

INDICADORES DE PERFORMANCE MANUTENÇÃO DEFINIÇÕES OPERACIONAIS

A definição operacional dos indicadores de performance é base para que todos que participam do processo de medição e de benchmarking utilizem os mesmos conceitos, para podermos ter uma mesma régua para a medição. Abaixo coloco as definições operacionais dos indicadores de performance utilizados dentro do Workshop “World Class Maintenance”.

TPM NAS INDÚSTRIAS JAPONESAS

Apresentar a experiência de visitas às empresas japonesas na implementação do TPM – Manutenção Produtiva Total.

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Este trabalho aborda a importância do “Sistema de Planejamento Estratégico” para o desenvolvimento da função Manutenção. Descreve os princípios de um “Planejamento Estratégico” realizado através de um processo participativo e estruturado: a importância da visão compartilhada, valores e princípios da equipe, definição da missão da área, prioridades corporativas, cenários, análise do sistema organizacional, escolha de metas e ações.

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL – ANÁLISE E DIAGNÓSTICO

A Manutenção em Indústrias de Processo tem uma importância fundamental no processo produtivo, devido às suas características particulares. Normalmente quebras ou falhas no equipamento acarretam grandes perdas de produção, e muitas vezes riscos de acidentes e danos ao meio ambiente.