(19) 3213-8100 | (19) 98171-5059 excellence@excellenceconsult.com.br

CURSO DE GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO CLASSE MUNDIAL – MELHORES PRÁTICAS

Cursos In Company

 

 

APRESENTAÇÃO

A globalização e o aumento da competitividade tem impulsionado as empresas para uma busca contínua de melhores resultados nos seus processos. A Função  Manutenção nas empresas tem se tornado uma função estratégica para a competitividade. Somos cobrados cada vez mais por resultados: redução contínua de custos, aumento de disponibilidade e confiabilidade das instalações, atendimento rápido das solicitações de serviço, melhoria do planejamento dos serviços e diminuição das falhas e das quebras dos equipamentos.

Este curso tem como objetivo apresentar e discutir com os participantes as melhores práticas de gestão da manutenção para se tornar uma Manutenção Classe Mundial – World Class Maintenance.

Como conseguir melhorias de performance incremental na manutenção? Neste curso serão abordados os conceitos, a técnica, a metodologia de trabalho e a implementação da prática do WCM – World Class Maintenance. A metodologia de “Análise, Diagnóstico e Proposta de Melhores Práticas de Manutenção”, tema de dissertação de meu mestrado na Escola Politécnica – USP será utilizada com os participantes para a realização de benchmarking de melhores práticas.

Será distribuído previamente aos participantes do curso, material para levantamento de indicadores e quadros de análise da manutenção para serem preenchidos junto com o seu grupo de manutenção. Esta reflexão servirá de pano de fundo para a realização do curso. Relatos de cases de sucesso na aplicação de melhores praticas de manutenção em suas empresas serão incentivados.

Tenho a certeza de que este encontro será fundamental para buscar novos patamares de performance na manutenção de suas empresas.

Eng. Sergio Kimimassa NAGAO – MSc. Poli – USP

Coordenador do Curso Gerência de Manutenção Classe Mundial –  World Class Maintenance Management – Best Practices

Diretor Excellence Consulting & Services

METODOLOGIA E CONTEÚDO

  • ANÁLISE E DIAGNÓSTICO MANUTENÇÃO: Antes do curso será encaminhado ao participante o material de levantamento dos indicadores de performance e o quadro de análise da manutenção para serem preenchidos junto à  equipe de manutenção do participante.
  • WORLD CLASS MAINTENANCE: Apresentação e discussão com o grupo dos conceitos WCM – World Class Maintenance e das melhores práticas de gestão da manutenção: Manutenção como Função Estratégica para a Competitividade, Evolução da Manutenção, Manutenção no Contexto Industrial, Visão, Missão e Políticas de Manutenção, Tipos de Intervenção e Considerações
  • INDICADORES DE PERFORMANCE: Definindo os Indicadores de Performance da Manutenção, Campos de Análise: Produtividade, Qualidade, Custo, Delivery, Segurança e Moral. MTBF (Tempo Médio Entre Falhas), MTTR (Tempo Médio para Reparos), Disponibilidade, OEE – Overall Equipment Efficiency, OPE – Overall Plant Effectiveness, Índice de Retrabalho, Qualidade dos Serviços, Custo de Manutenção/Valor de Reposição da Unidade,  Custo de Manutenção/Faturamento, Tempo Médio de Atendimento Serviços, Back-Log, Índices de Segurança: Taxa de Freqüência de Acidentes, Indicadores de Moral.
  • 5 S – HOUSEKEEPING: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
  • FORMAÇÃO E TREINAMENTO: Levantamento de Necessidades Formação, Painel de Habilidades e Formação, PNQC – Programa Nacional de Qualificação e Certificação dos Profissionais de Manutenção – ABRAMAN.
  • TPM – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL: Introdução ao TPM, Evolução Manutenção e TPM, 5 Pontos Chave TPM, World Class Manufacturing, TPM e Processos de Mudança, Princípios Desenvolvimento TPM, TPM – Ferramentas, TPM – Fases 1 e 2, 10 Pilares TPM, Etapas de Implementação, Plano Mestre Implementação, Processo de Organização e Coordenação,  As Grandes Perdas do Sistema Produtivo, Perdas dos Equipamentos, OEE: Eficiência Global do Equipamento (Overall Equipment Effectiveness), OPE: Eficiência Global da Planta (Overall Plant Effectiveness), Melhoria dos Equipamentos: Kobetsu Kaizen, Conceito de Manutenção Autônoma, Importância da Limpeza e Inspeção, Passos da Manutenção Autônoma, Lição Ponto a Ponto (One Point Lesson), Identificação Não Conformidades (Etiquetagens), Painel de Atividades, Controles Visuais.
  • SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO: Necessidades Produção e Manutenção, Gestão de Equipamentos, Gestão de Postos de Serviço, Gestão do Pedido de Manutenção, Gestão de Vale de Trabalho, Gestão de Recursos: Mão de Obra e Materiais, Estruturação do Banco de Dados: Custos, Disponibilidade, Análise de Falhas em Equipamentos.
  • CONFIABILIDADE E RCM – MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE: Conceitos de Confiabilidade, Manutenabilidade, MTBF, MTTR, Taxa de Falhas, Taxa de Reparos, Árvore de Falhas, FMEA – Failure Mode and Effects Analysis, RCM – Manutenção Centrada em Confiabilidade, Histórico, Tipos de Curva de Taxa de Falhas, Risco: Freqüência x Conseqüência, Novo Diagrama de Decisão RCM, Planilha de Análise RCM, Estratégia Confiabilidade, World Class Reliability Management – Nova Abordagem.
  • MANUTENÇÃO PREDITIVA: Conceitos, Análise de Vibração, Termografia, Análise de Óleos em Transformadores, Preditiva em Motores Elétricos, Análise de Óleos Lubrificantes.
  • LUBRIFICAÇÃO AVANÇADA: Características de um Bom Lubrificante, Paradigmas, Causa Degradação Lubrificante e Falhas Lubrificação, Melhores Práticas Lubrificação, Programa Controle Contaminação, Graxas de Ultra Performance, Lubrificantes Sintéticos de Alta Performance.
  • BENCHMARKING INDICADORES E MELHORES PRÁTICAS MANUTENÇÃO: Trabalho em grupo com preenchimento, benchmarking e discussão com os participantes do quadro de análise e do questionário detalhado dos estágios de excelência em manutenção.
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUTENÇÃO: Conceitos, Visão, Missão, Análise do Sistema Organizacional, Metas e Ações. Realização do Planejamento Estratégico da Manutenção com os participantes.
  • COMPROMETIMENTO E MUDANÇA: O que precisamos fazer para mudar a situação atual.

RESULTADOS

Como resultado deste curso, teremos um levantamento da situação atual da manutenção, identificando ações técnicas com resultados imediatos e ações de médio e longo prazo para a sua melhoria de performance: redução de custos e aumento da disponibilidade da instalação.

DURAÇÃO: 24 horas em 3 dias / Diurno