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APRESENTAÇÃO

A globalização e o aumento da competitividade tem impulsionado as empresas para uma busca contínua de melhores resultados nos seus processos. A Função  Manutenção nas empresas tem se tornado uma função estratégica para a competitividade. Somos cobrados cada vez mais por resultados: redução contínua de custos, aumento de disponibilidade e confiabilidade das instalações, atendimento rápido das solicitações de serviço, melhoria do planejamento dos serviços e diminuição das falhas e das quebras dos equipamentos.

Este curso tem como objetivo apresentar e discutir com os participantes as melhores práticas de gestão da manutenção para se tornar uma Manutenção Classe Mundial – World Class Maintenance.

Como conseguir melhorias de performance incremental na manutenção? Neste curso serão abordados os conceitos, a técnica, a metodologia de trabalho e a implementação da prática do WCM – World Class Maintenance. A metodologia de “Análise, Diagnóstico e Proposta de Melhores Práticas de Manutenção”, tema de dissertação de meu mestrado na Escola Politécnica – USP será utilizada com os participantes para a realização de benchmarking de melhores práticas.

Será distribuído previamente aos participantes do curso, material para levantamento de indicadores e quadros de análise da manutenção para serem preenchidos junto com o seu grupo de manutenção. Esta reflexão servirá de pano de fundo para a realização do curso. Relatos de cases de sucesso na aplicação de melhores praticas de manutenção em suas empresas serão incentivados.

Tenho a certeza de que este encontro será fundamental para buscar novos patamares de performance na manutenção de suas empresas.

METODOLOGIA E CONTEÚDO

  • ANÁLISE E DIAGNÓSTICO MANUTENÇÃO: Antes do curso será encaminhado ao participante o material de levantamento dos indicadores de performance e o quadro de análise da manutenção para serem preenchidos junto à equipe de manutenção do participante.
  • WORLD CLASS MAINTENANCE: Apresentação e discussão com o grupo dos conceitos WCM – World Class Maintenance e das melhores práticas de gestão da manutenção: Manutenção como Função Estratégica para a Competitividade, Evolução da Manutenção, Manutenção no Contexto Industrial, Visão, Missão e Políticas de Manutenção, Tipos de Intervenção e Considerações
  • INDICADORES DE PERFORMANCE: Definindo os Indicadores de Performance da Manutenção, Campos de Análise: Produtividade, Qualidade, Custo, Delivery, Segurança e Moral. MTBF (Tempo Médio Entre Falhas), MTTR (Tempo Médio para Reparos), Disponibilidade, OEE – Overall Equipamento Efficiency, OPE – Overall Plant Effectiveness, Índice de Re-trabalho, Qualidade dos Serviços, Custo de Manutenção/Valor de Reposição da Unidade, Custo de Manutenção/Faturamento, Tempo Médio de Atendimento Serviços, Back-Log, Índices de Segurança: Taxa de Freqüência de Acidentes, Indicadores de Moral.
  • 5 S – HOUSEKEEPING: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
  • FORMAÇÃO E TREINAMENTO: Levantamento de Necessidades Formação, Painel de Habilidades e Formação, PNQC – Programa Nacional de Qualificação e Certificação dos Profissionais de Manutenção – ABRAMAN.
  • MPT – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL: Introdução ao MPT, Evolução Manutenção e MPT, 5 Pontos Chave MPT, World Class Manufacturing, MPT e Processos de Mudança, Princípios Desenvolvimento MPT, MPT– Ferramentas, MPT – Fases 1 e 2, 10 Pilares MPT, Etapas de Implementação, Plano Mestre Implementação, Processo de Organização e Coordenação, As Grandes Perdas do Sistema Produtivo, Perdas dos Equipamentos, OEE: Eficiência Global do Equipamento (Overall Equipment Effectiveness), OPE: Eficiência Global da Planta (Overall Plant Effectiveness), Melhoria dos Equipamentos: Kobetsu Kaizen, Conceito de Manutenção Autônoma, Importância da Limpeza e Inspeção, Passos da Manutenção Autônoma, Lição Ponto a Ponto (One Point Lesson), Identificação Não Conformidades (Etiquetagens), Painel de Atividades, Controles Visuais.
  • SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO: Necessidades Produção e Manutenção, Gestão de Equipamentos, Gestão de Postos de Serviço, Gestão do Pedido de Manutenção, Gestão de Vale de Trabalho, Gestão de Recursos: Mão de Obra e Materiais, Estruturação do Banco de Dados: Custos, Disponibilidade, Análise de Falhas em Equipamentos.
  • CONFIABILIDADE E RCM – MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE: Conceitos de Confiabilidade, Manutenibilidade, MTBF, MTTR, Taxa de Falhas, Taxa de Reparos, Árvore de Falhas, FMEA – Failure Mode and Effects Analysis, RCM – Manutenção Centrada em Confiabilidade, Histórico, Tipos de Curva de Taxa de Falhas, Risco: Freqüência x Conseqüência, Novo Diagrama de Decisão RCM, Planilha de Análise RCM, Estratégia Confiabilidade, World Class Reliability Management – Nova Abordagem.
  • MANUTENÇÃO PREDITIVA: Conceitos, Análise de Vibração, Termografia, Análise de Óleos em Transformadores, Preditiva em Motores Elétricos, Análise de Óleos Lubrificantes.
  • LUBRIFICAÇÃO AVANÇADA: Características de um Bom Lubrificante, Paradigmas, Causa Degradação Lubrificante e Falhas Lubrificação, Melhores Práticas Lubrificação, Programa Controle Contaminação, Graxas de Ultra Performance, Lubrificantes Sintéticos de Alta Performance.
  • BENCHMARKING INDICADORES E MELHORES PRÁTICAS MANUTENÇÃO: Trabalho em grupo com preenchimento, benchmarking e discussão com os participantes do quadro de análise e do questionário detalhado dos estágios de excelência em manutenção.
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MANUTENÇÃO: Conceitos, Visão, Missão, Análise do Sistema Organizacional, Metas e Ações. Realização do Planejamento Estratégico da Manutenção com os participantes.
  • COMPROMETIMENTO E MUDANÇA: O que precisamos fazer para mudar a situação atual.

RESULTADOS

Como resultado deste curso, teremos um levantamento da situação atual da manutenção, identificando ações técnicas com resultados imediatos e ações de médio e longo prazo para a sua melhoria de performance: redução de custos e aumento da disponibilidade da instalação.

CURRÍCULUM

Sérgio Kimimassa NAGAO – Engenheiro Mecânico pelo ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foi Certified Quality Engineer pela ASQ – American Society for Quality, pós-graduação em Administração Industrial, Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação “Manutenção Industrial, Análise, Diagnóstico e Propostas de Melhoria em Indústrias de Processo”, formação como Instrutor Pleno em TPM – Manutenção Produtiva Total pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance, com estágios e cursos no Japão, EUA, França, Portugal. Foi consultor de Manutenção Industrial das empresas Rhodia, onde realizou o Planejamento Estratégico, coordenou diversos projetos de melhoria de performance da manutenção como Projeto Preditiva, Política Rhodia de Manutenção, Indicadores de Performance e os Seminários Rhodia de Manutenção Industrial. Apoiou as unidades  industriais para a implementação de Times de Produção, TPM e Benchmarking de Melhores Práticas em manutenção e na área industrial. Coordenou diversos grupos de confiabilidade nas instalações industriais buscando a melhoria de disponibilidade. Palestrante e autor de diversos trabalhos técnicos apresentados em congressos e seminários. Foi Diretor Nacional da ABRAMAN– Associação Brasileira de Manutenção. É Diretor da Excellence Consulting & Services e Excellencelub – representante da Royal Purple – High Performance Synthetic Lubricants no Brasil. Coordena o grupo de discussão da “Rede Família Manutenção”.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data:  08, 09 e 10 de Outubro de 2019

Local: Hotel Mercure – Campinas – SP – Av. Aquidaban, 440 – Centro

Horário: das 08:30 as 18:00h

Investimento: R$ 2250,00  ( – ) 1,5 % IRFF, 0,65 % PIS, 3,0 % COFINS E 1,0 % CSLL

Inscrições e Informações:

Excellence Consulting & Services

Av. Barão de Itapura, 2310 – Cj. 51 – Jd. Guanabara – CEP 13073-300 – Campinas – SP

Tel: (0xx19) 3213 8100

E-mail: sergio.nagao@uol.com.br ou marcia@excellenceconsult.com.br

Preencher a ficha de inscrição abaixo ou solicitar a ficha através dos e-mails sergio.nagao@uol.com.br ou marcia@excellenceconsult.com.br ou ainda pelo telefone Tel/Fax (0xx19) 3213 8100

A Taxa de Inscrição inclui:

A pasta com material de apoio, apostila,  almoços e coffee breaks e certificado de participação. O transporte e a estadia dos participantes oriundos de outras cidades e estados, correrão por conta dos mesmos.

Estacionamento:  no local (convênio)

Cancelamento: Não será aceito o cancelamento da inscrição; porém poderá ser substituída por participante da mesma empresa, desde que comunicada com a devida antecedência.

Imposto de Renda: Descontar da taxa de inscrição o valor de 1,5 % de IRF (Imposto Retido na Fonte).

Pagamento

As inscrições serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado pela Excellence Consulting & Services), pagável em qualquer banco ou depósito em Conta Corrente a Excellence Consultoria & Serviços no Banco Itaú – Banco No. 341 – Agência 0546 – Campinas – SP – Conta Corrente No. 60.259-0. Quando preencher a ficha de inscrição, informe a quem deverá ser encaminhado este documento.

Vagas

Limitadas. Após o preenchimento das vagas disponíveis, as solicitações serão controladas para a formação de uma nova turma.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

Cargo:

Departamento:

Telefone:

Nome para Crachá:

Faturamento Empresa:

Empresa:

Endereço da Empresa:

Número:

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IE/CPF

Responsável pela Inscrição

Departamento do responsável

E-mail do responsável pela Inscrição :

Telefone

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