(19) 3213-8100 | (19) 99782-0694 excellence@excellenceconsult.com.br

APRESENTAÇÃO

Os conceitos de RCM – Reliability Centred Maintenance ou MCC – Manutenção Centrada em Confiabilidade lançados por Nowlan & Heap, inicialmente aplicados na Manutenção de Aeronaves, hoje são utilizados em diversos segmentos de serviços e da indústria,  provocando uma grande mudança em relação à manutenção tradicional. Através da formação de uma equipe multidisciplinar, discutem-se as prioridades, as funções do sistema e do equipamento, analisam-se as falhas e suas conseqüências, e define-se a melhor estratégia de manutenção para o sistema. A metodologia apóia-se em diagramas de decisão e em planilhas estruturadas que permitem a análise e facilitam a tomada de decisão, buscando preservar a função do equipamento dentro do contexto operacional, minimizando as conseqüências e eliminando as causas da falha.

CONTEÚDO E METODOLOGIA
  • Manutenção no Contexto Industrial, Evolução da Manutenção
  • Histórico do RCM – Reliability Centred Maintenance, Manutenção Centrada em Confiabilidade
  • Nova Abordagem do RCM
  • Função do Equipamento e Padrão de Desempenho
  • RCM e Falhas em Aeronaves – Os Diversos Tipos de Curvas de Taxas de Falhas, RCM e Falhas em Instalações Industriais, Intervalos de Verificação
  • Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva, RCM/MCC e o Contexto Operacional
  • Processo Básico RCM, Seleção do Sistema para Implementação
  • Fluxograma de Decisão RCM
  • Abordagem do Risco: Freqüência x Conseqüência
  • Etapas de Implementação, As 8 Questões Básicas do RCM
  • Funções e Padrões de Desempenho, Descrição das Funções, Padrão de Performance
  • Falhas Operacionais e Erro Humano na Abordagem do RCM, Falhas Funcionais
  • Análise dos Modos de Falha dos Sistemas e Componentes, Análise dos Efeitos da Falha
  • Avaliação das Conseqüências da Falha, Tarefas Preditivas e Preventivas
  • Falhas Ocultas, Falha Evidente e Falhas Ocultas, Tarefas Padrão
  • Novo Diagrama do RCM: Conceitos de Filtros, Proposta de Tarefas Básicas de Manutenção
  • Proposta de re-projeto ou de substituição sistema/equipamento
  • Apresentação das Diferenças entre os Diagramas Tradicionais
  • Falhas de Análise dos Diagramas e Processos Tradicionais
  • Análise da Causa Raiz da Falha: porque sem esta abordagem os processos tradicionais falham
  • Nova Planilha de Decisão RCM: simplificando e desmistificando o processo de implementação
  • Exercício RCM e Desenvolvimento de Cases Práticos
  • Exemplos Implementação: Cases Reais Práticos
  • Apresentação do Case de Sucesso BP Amoco – Reliability Strategy, Maintenance Best Practices
  • ProActive RCM3 – Nova Abordagem: Estratégia de Implementação de Sucesso
  • Planejamento Estratégico de Implementação, Excelência em Manutenção
  • Sistemas, Equipamentos, Componentes e Acessórios Padrão
  • Exemplos de Equipamentos Padrão dentro do Contexto Criticidade e Complexidade
  • Conclusão

INSTRUTOR: Eng. Sergio Kimimassa Nagao – ITA – MSc. Poli – USP

Engenheiro Mecânico pelo ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foi Certified Quality Engineer pela ASQ – American Society for Quality, pós-graduação em Administração Industrial, Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação “Manutenção Industrial, Análise, Diagnóstico e Propostas de Melhoria em Indústrias de Processo”, formação como Instrutor Pleno TPM – Manutenção Produtiva Total pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance, com estágios e cursos no Japão, EUA, França, Portugal. apresentados nos congressos e seminários. Foi Diretor Nacional da ABRAMAN– Associação Brasileira de Manutenção. Atualmente é Diretor da Excellence Consulting & Services e da Excellence Lub – Lubrificantes de Alta Performance. Coordena o grupo de discussão da “Rede Família Manutenção” no Brasil.

INFORMAÇÕES:

 Workshop RCM³/MCC³ – Manutenção Centrada em Confiabilidade

  • Data: 11, 12 e 13 de Junho de 2019
  • Local: HOTEL MERCURE – CAMPINAS – SP
  • AV. AQUIDABAN, 440 – CENTRO – CAMPINAS – SP
  • Horário: 8:30 às 18:00 h

Investimento:

  • R$ 2250,00 – 1,5 % IRF, 0,65 % PIS, 3,0 % COFINS E 1,0 % CSLL

Inscrições e Informações:

Excellence Consulting & Services

Av. Barão de Itapura, 2310 – Cj. 51 – Jd. Guanabara – CEP 13073-300 – Campinas – SP

Tel/Fax: (0xx19) 3213 8100

E-mail: sergio.nagao@uol.com.br ou <a href=”mailto:marcia@excellenceconsult.com.br

Preencher a ficha de inscrição abaixo ou solicitar a ficha através dos e-mails sergio.nagao@uol.com.br ou marcia@excellenceconsult.com.br ou ainda pelo telefone Tel/Fax (0xx19) 3213 8100

A Taxa de Inscrição inclui: A pasta com material de apoio, almoço e coffee break e certificado. O transporte e a estadia dos participantes oriundos de outras cidades e estados, correrão por conta dos mesmos.

Estacionamento: No local do curso (CONVÊNIO)

Cancelamento: Não será aceito o cancelamento da inscrição; porém poderá ser substituída por participante da mesma empresa, desde que comunicada com a devida antecedência.

Imposto de Renda: Descontar da taxa de inscrição o valor de 1,5 % de IRRF

Pagamento: As inscrições serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado pela Excellence Consulting & Services), pagável em qualquer banco ou depósito em Conta Corrente a Excellence Consultoria & Serviços no Banco Itaú – Banco No. 341 – Agência 0546 – Campinas – SP – Conta Corrente No. 60.259-0.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Cargo:

Departamento:

Telefone:

Nome para Crachá:

Faturamento Empresa:

Empresa:

Endereço da Empresa:

Número:

Estado:

Cidade:

CEP:

CNPJ/RG:

IE/CPF

Responsável pela Inscrição

Departamento do responsável

E-mail do responsável pela Inscrição :

Telefone

Emissão de Pedido de Compra?

Data para faturamento

Opção de pagamento

E-mail para envio de NF e Faturamento (obrigatório):

captcha