(19) 3213-8100 | (19) 98171-5059 excellence@excellenceconsult.com.br

APRESENTAÇÃO

 As Atividades de Planejamento e Controle da Manutenção são fundamentais para uma Gestão de Manutenção eficaz. Este curso tem como objetivo preparar e desenvolver as técnicas de Planejamento e Controle da Manutenção, definindo as principais missões da área, a estrutura de organização e controle das atividades da manutenção. Como utilizar o software de gerenciamento de manutenção para o planejamento de serviços, gerenciamento de históricos, cadastramento e codificação de equipamentos e parametrização do sistema. Este curso tem como finalidade definir as diretrizes para estruturar a área de Planejamento e Controle da Manutenção para a melhoria de performance da Manutenção.

CONTEÚDO E METODOLOGIA

INTRODUÇÃO: Manutenção no Contexto Industrial. Missão da Manutenção. Estruturas da Manutenção e tipos de Organizações de Manutenção,.vantagens e desvantagens dos modelos de estrutura e organizações. Definições das Terminologias de Manutenção. SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO: Sistemas de Gerenciamento Informatizado da Manutenção. Software de Gerenciamento de Manutenção.    CLASSIFICAÇÃO DA CRITICIDADE DOS EQUIPAMENTOS: Critérios de classificação da criticidade dos equipamentos.   PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO: Função Planejamento e Controle da Manutenção. Preparação dos Serviços de Manutenção: alocação de recursos e planejamento das tarefas. Encerramento das Ordens de Serviço: dados para histórico da manutenção. Preparação do budget de manutenção: orçamento anual com previsão dos serviços a serem realizados.   CADASTRAMENTO E CODIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO: Codificação das Unidades de Produção/Centros de Custos. Codificação de Equipamentos. Estrutura da Codificação de Equipamentos: Famílias de Equipamentos, Subconjuntos/Componentes. Codificação dos Modos de Falhas. Cadastramento de Mão de Obra. Cadastramento dos Serviços de Manutenção. Cadastramento dos Tipos de Manutenção. Cadastramento de Ordem de Serviço Padrão. Recomendações de Segurança para Intervenção em Equipamentos. Exercício de codificação e cadastramento.   FLUXOGRAMA DAS SOLICITAÇÕES DE MANUTENÇÃO: Solicitação dos Serviços de Manutenção. Planejamento dos Serviços de Manutenção: alocação de mão de obra, materiais e serviços. Detalhamento das tarefas de manutenção. Previsão: custo, tempo de realização e prazo de realização dos serviços. Negociação da realização dos serviços. Programação e execução dos serviços. Apontamento do histórico das intervenções. Descrição dos serviços executados.   PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA, PREDITIVA E INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS: Definição das Tarefas de Manutenção Preventiva Sistemática (Baseado no Tempo – TBM). Definição das Tarefas de Manutenção Preditiva e Inspeção de Equipamentos (CBM). Definição das Tarefas de Manutenção Detectiva. Introdução ao RCM – Manutenção Centrada em Confiabilidade.   INDICADORES DE MANUTENÇÃO: Indicadores de Custos de Manutenção. Indicadores de Efetivo Manutenção. Indicadores de Disponibilidade. OEE/OPE. Back log. Indicadores de Estoques de Manutenção. Indicadores de Segurança. Indicadores da Evolução dos Tipos de Intervenção de Manutenção. Acompanhamento Orçamentário. Documento Nacional  ABRAMAN – Situação da Manutenção no Brasil.      RELATÓRIOS GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO: Finalidade, Público alvo do relatório de manutenção. Conteúdo do relatório gerencial. Comentários sobre a evolução dos custos, principais ações e ocorrências da manutenção. Relatórios mensais e anuais. Gestão à vista dos indicadores de performance.    CONCLUSÃO

INSTRUTOR: Eng. Sergio Kimimassa Nagao – ITA – MSc. Poli – USP

Engenheiro Mecânico pelo ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foi Certified Quality Engineer pela ASQ – American Society for Quality, pós-graduação em Administração Industrial, Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação “Manutenção Industrial, Análise, Diagnóstico e Propostas de Melhoria em Indústrias de Processo”, formação como Instrutor Pleno TPM – Manutenção Produtiva Total pela JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance, com estágios e cursos no Japão, EUA, França, Portugal. Foi consultor de Manutenção Industrial das empresas Rhodia, onde realizou o Planejamento Estratégico, coordenou diversos projetos de melhoria de performance da manutenção. Coordenou diversos grupos de confiabilidade nas instalações industriais buscando a melhoria de disponibilidade. Palestrante e autor de diversos trabalhos técnicos apresentados nos congressos e seminários. Foi Diretor Nacional da ABRAMAN– Associação Brasileira de Manutenção. Atualmente é Diretor da Excellence Consulting & Services e da Excellence Lub – Lubrificantes de Alta Performance. Coordena o grupo de discussão da “Rede Família Manutenção” no Brasil.

INFORMAÇÕES

 CURSO PCM – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO

• Data: 16, 17 e 18 de Julho de 2019
• Local: Hotel Mercure – Campinas – SP
•Av. Aquidaban, 440 – Campinas – SP
• Horário: 8:30 às 18:00 h

Investimento:

  • R$ 2250,00 ( – ) 1,5 % IRFF, 0,65 % PIS, 3,0 % COFINS E 1,0 % CSLL / participante / curso

Inscrições e Informações:

Excellence Consulting & Services

Av. Barão de Itapura, 2310 – Cj. 51 – Jd. Guanabara – CEP 13073-300 – Campinas – SP

Tel/Fax: (0xx19) 3213 8100

E-mail: sergio.nagao@uol.com.br ou marcia@excellenceconsult.com.br

Preencher a ficha de inscrição abaixo ou solicitar a ficha através dos e-mails sergio.nagao@uol.com.br ou marcia@excellenceconsult.com.br ou ainda pelo telefone Tel/Fax (0xx19) 3213 8100

A Taxa de Inscrição inclui: A pasta com material de apoio, almoço e coffee break e certificado. O transporte e a estadia dos participantes oriundos de outras cidades e estados, correrão por conta dos mesmos.

Estacionamento: No local do curso HOTEL- SP – Convênio.

Cancelamento: Não será aceito o cancelamento da inscrição; porém poderá ser substituída por participante da mesma empresa, desde que comunicada com a devida antecedência.

Pagamento: As inscrições serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado pela Excellence Consulting & Services), pagável em qualquer banco ou depósito em Conta Corrente a Excellence Consultoria & Serviços no Banco Itaú – Banco No. 341 – Agência 0546 – Campinas – SP – Conta Corrente No. 60.259-0.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Cargo:

Departamento:

Telefone:

Nome para Crachá:

Faturamento Empresa:

Empresa:

Endereço da Empresa:

Número:

Estado:

Cidade:

CEP:

CNPJ/RG:

IE/CPF

Responsável pela Inscrição

Departamento do responsável

E-mail do responsável pela Inscrição :

Telefone

Emissão de Pedido de Compra?

Data para faturamento

Opção de pagamento

E-mail para envio de NF e Faturamento (obrigatório):

captcha