(19) 3213-8100 | (19) 98171-5059 excellence@excellenceconsult.com.br

AUDITORIA SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

Consultoria

APRESENTAÇÃO

A lubrificação impacta diretamente sobre o desgaste e a vida útil dos componentes. O impacto do custo direto da lubrificação industrial na manutenção, como o custo da aquisição do lubrificante e mão de obra de lubrificação, em geral, não chegam a 2 % do custo total da manutenção. Por outro lado, os custos envolvendo equipamentos rotativos devido à falha de rolamentos, desgastes de engrenagens, falhas do sistema hidráulico como travamento de válvulas, vazamentos, etc. decorrentes de problemas de lubrificação são em geral muito altos. Estimamos que pelo menos 15 a 25 % do custo de manutenção são decorrentes de falhas de lubrificação.

A confiabilidade operacional dos equipamentos depende basicamente da qualidade do lubrificante utilizado e dos procedimentos de lubrificação. Dados históricos mostram que as falhas relativas à lubrificação significam em torno de 54 por cento de todas as falhas de rolamentos.

OBJETIVO

O objetivo desta proposta é a Auditoria do Sistema de Lubrificantes e Lubrificação Industrial da empresa, apresentando o diagnóstico da situação atual e as propostas de melhoria.

ESCOPO DO SERVIÇO

Auditoria do Sistema de Lubrificação Industrial da empresa, apresentando o diagnóstico da situação atual e as propostas de melhoria, abrangendo os seguintes tópicos:

– Curso Lubrificantes e Lubrificação de Alta Performance: 8 horas
– Apresentação sobre a importância e os princípios da lubrificação, atrito, viscosidade, efeito da temperatura e viscosidade, desgaste, função do lubrificante.
– O papel do lubrificador;
– Propriedades dos Lubrificantes;
– Formação de óleos básicos e lubrificantes;
– Aditivos para Lubrificantes e suas funções;
– Metodologias de lubrificação;
– Graxas Lubrificantes: tipos e aplicação;
– Óleos Lubrificantes para Bombas e Compressores;
– Lubrificação de Redutores;
– Lubrificação de engrenagens abertas, correntes e guias;
– Óleos Hidráulicos
– Filtros Absolutos, Nível de Limpeza
– Lubrificantes de Grau Alimentício – FDA
– Lubrificantes Sintéticos de Alta Performance
– Lubrificação Centralizada
– Plano de Lubrificação
– Manuseio e estocagem de lubrificantes
– Controle de lubrificação;
– Análise e Coleta de Óleos Lubrificantes
– Contaminação de lubrificantes;
– Conceitos gerais de boas práticas.
– Conclusão

Recursos Humanos do prestador de serviço de lubrificação: efetivo, nível técnico, programa de formação:

– Indicadores de Performance (Medição) e Relatórios Gerenciais de Lubrificação
– Estocagem e Manuseio: como está a área de estocagem de óleos lubrificantes e graxas
– Processo de Aquisição do Óleo Lubrificante e Graxas
– Auditoria de Plano de Lubrificação Industrial: como está o Plano de Lubrificação Industrial atual, periodicidade de troca de óleos lubrificantes, periodicidade de lubrificação à graxa, tipo de lubrificantes utilizados e propostas de melhoria
– Procedimento de trabalho de Lubrificação: utensílios utilizados, bombas e filtros de óleos lubrificantes e hidráulicos, medição de quantidade de graxa requerida, etc
– Plano de amostragem para análise de óleos, análise de óleos lubrificantes, etc.
– Tipos de lubrificantes utilizados, utilização de Lubrificantes Sintéticos e Graxas sintéticas, etc.
– Nível de limpeza de óleos lubrificantes e óleos hidráulicos
– Sistema atual dos sistemas de lubrificação existentes: lubrificação centralizada, utilização de filtros absolutos e de sílica-gel, sistema para evitar contaminação das caixas de mancais, sistema de dosagem de graxas lubrificantes, etc.
– Principais modos de falha do sistema de lubrificação
– Histórico de Falhas devido lubrificação
– Meio Ambiente e Descarte
– Propostas de Melhoria

METODOLOGIA

A partir do Levantamento da Situação atual do Sistema de Lubrificação, serão apresentadas as propostas de ações de melhoria buscando a padronização de lubrificantes, utilização de lubrificantes e graxas de alta performance, buscando a redução de consumo de óleos e graxas lubrificantes, impactando na redução do consumo de energia elétrica e na redução de quebras/falhas de equipamentos devido à lubrificação industrial.

RESULTADO

Como resultado do trabalho da Auditoria, teremos uma visão ampla da situação atual da Lubrificação Industrial da Empresa , com propostas de melhoria visando a redução de quebras, padronização de lubrificantes, melhoria do Plano de Lubrificação atual, economia de energia elétrica devido a redução de atritos, etc.